DMP serve para empresas B2B?

A plataforma DMP é ideal para todos os tipos de empresas, sejam elas B2C ou B2B.

navegg-dmp-serve-para-empresas-b2b

DMP – Data Management Platform – é uma plataforma utilizada pelos profissionais de marketing para coletar (de fontes 1st, 2nd ou 3rd party data), organizar e ativar os dados de suas audiências. O maior benefício deste tipo de plataforma – e que serve para empresas B2B ou B2C – é o melhor aproveitamento de um dado que as empresas já possuem (1st party data) para personalizar e-mkt, anúncios, conteúdo, site e/ou vitrine.

Um dos desafios enfrentados por profissionais de marketing de empresas B2B é o fato de que as informações sobre seus clientes estão espalhadas em CRMs, cadastros, solicitações de download, com a equipe de vendas e com a equipe de suporte. Dessa forma, fica difícil ter uma visão holística de seus consumidores.

Outro desafio é o volume. Empresas B2B tem um limite de quantidade de clientes que traz uma necessidade maior de precisão que as empresas B2C. Dessa forma, por vezes, os profissionais de marketing de empresas B2B sofrem duplamente: primeiro pela dificuldade de encontrar com exatidão seus leads no meio online e interagir com eles. Segundo, pela dificuldade em diferenciar quem é lead de quem é prospect. A consequência são ações que levam a consumidores para os quais a empresa em questão não é relevante.

O dado mais importante que as empresas possuem é o próprio dado (1st party data) e o melhor que o DMP pode fazer por eles é enriquecer esta informação (com dados 3rd party data). Em outras palavras, com um DMP, o cliente deixa de ser, por exemplo, o funcionário de compras de uma empresa do setor automotivo para ser classificado também de acordo com a sua faixa etária, seus interesses, sua fase de vida, seus hábitos de consumo e etc.

Além disso, com um DMP, as empresas B2B podem:

  • centralizar as informações sobre os seus consumidores e ter uma visão 360º sobre eles;
  • enriquecer os dados de audiência que já possuem para fazer lookalike;
  • extrair insigths em relação aos dados de audiência e ao modelo de atribuição;
  • aprimorar a experiência do consumidor em suas propriedades digitais com base no seu respectivo perfil;
  • entender o perfil de seus consumidores, a jornada de compra que realizam e em que etapa encontram-se.

Resumindo: sim, DMP serve para empresas B2B e para qualquer outra que esteja preocupada em conhecer seu consumidor e oferecer a ele uma ótima experiência de interação com a sua marca.

 

Saiba mais sobre DMP com os conteúdos abaixo:

O que é Data Management Platform (DMP)?

Sua marca vai precisar de um DMP

O que considerar na hora de contratar um DMP

Como usar todo o potencial do seu DMP

Diferenciais do DMP da Navegg

 

Leia também

O varejo e os dados

Como os dados podem ajudar o varejo a melhorar as interações com os seus consumidores.

DMPs em mercados emergentes – desafios e lições aprendidas

Mercados emergentes possuem algumas particularidades que pedem atenção na escolha de DMPs.

O que considerar na hora de contratar um data provider

Como qualquer contratação, é preciso atentar-se a alguns aspectos para garantir o melhor serviço de data provider para a sua empresa.