Naveggoblog

Retrospectiva 2011: um ano sobre segmentação de audiência

Publicado em 03/01/2012 por Assuntos: Artigos

Pra começar 2012, nas próximas duas semanas faremos uma retrospectiva de tudo que rolou aqui no blog durante 2011. Uma chance de aprender tudo sobre segmentação de audiência para quem começa a nos acompanhar a partir de agora e aquela “colher de chá” para quem já nos acompanhou durante o último ano, mas quer dar uma refrescada na memória. ;)

Nossa retrospectiva começará com a série onde desvendamos a segmentação de audiência. Foram 4 posts abrangendo desde sua definição até como utilizá-la na personalização de sites.

Começamos contando um pouco da história desta ciência, como ela surgiu e suas diferentes abordagens – cadastro, regras e rede. No post Descobrindo a segmentação de audiência, explicamos a diferença entre behavioral targeting e segmentação, mostrando que esta é, na verdade, um ramo do BT que permite identificar e classificar internautas, um a um, com base no seu comportamento de navegação.

Falamos também sobre a abordagem da segmentação adotada pela Navegg: a segmentação em rede – uma técnica que utiliza os mesmos critérios de classificação de internautas em diversos sites simultaneamente. Isso permite que o comportamento do internauta seja analisado coletivamente, o que resulta em uma visão mais profunda de seus interesses. Ainda no post Segmentação em rede e as suas possibilidades abordamos os insights analíticos e informações acionáveis que a segmentação proporciona e como eles podem ser utilizados para otimizar um site.

Para aprofundar o assunto, o post As descobertas da segmentação: insights analíticos para otimizar seu site trouxe duas diferentes abordagens de insights: aqueles gerados pela integração da Navegg a sistemas analytics e também os que a Navegg, por si só, oferece. Nele, explicamos detalhadamente o que é o índice de afinidade e também quais as vantagens em integrar uma ferramenta de segmentação de audiência com sistemas como Google Analytics.

A série também contou com uma “aula” sobre personalização de conteúdo de sites: afinal, a segmentação de audiência lhe dá todas as ferramentas que possibilitam personalizar uma página na web, mas é importante saber se as decisões tomadas estão corretas. Para descobrir isso, trouxemos duas experiências – o teste A/B e o controle – e uma dica de ferramenta que poderá lhe ajudar muito na hora de fazer esses testes: o Google Website Optmizer. Tudo isso está no post Personalizando o conteúdo do seu site: como tomar a decisão certa?.

Clique na imagem para fazer o download do white paper Navegg

Em 2011, a Navegg lançou seu primeiro white paper, onde reunimos todo nosso expertise sobre segmentação de audiência online. Você pode fazer o download gratuitamente em nosso site e descobrir o que é e como funciona a segmentação, suas vantagens para editores e anunciantes, como integrar ferramentas de targeting online a um site, como otimizar campanhas e personalizar a publicidade e conteúdo de um site, tudo isso “temperado” com dados da nossa rede.

Como vocês podem ver, 2011 foi um ano agitado e de muito conteúdo aqui no Naveggoblog. Mas nossa retrospectiva está apenas começando! Então, fiquem ligados nos próximos posts. :)