5 dicas para aumentar o CTR dos seus anúncios

O segredo de uma campanha de sucesso está na fase de planejamento. Confira aqui 5 dicas práticas para aumentar o CTR dos seus anúncios.

aumentar CTR

A missão de conquistar a atenção do consumidor, tem sido cada vez mais desafiadora para agências e anunciantes. Em tempos de Big Data, já não faz mais sentido aproveitar a campanha que vai para o outdoor e adaptar aos banners da internet, certo? Pensar anúncios personalizados, que estejam alinhados ao estilo de vida e interesses do público é essencial para despertar a curiosidade do internauta e assim aumentar as taxas de cliques. O segredo de uma campanha de sucesso está na fase de planejamento. Confira aqui 5 dicas práticas para aumentar o CTR dos seus anúncios.

1. Montando um planejamento de mídia eficiente

Antes de iniciar o planejamento é necessário definir o objetivo da campanha. Branding ou conversão? Respondendo essas perguntas você já sabe que estratégias utilizar. No primeiro caso, o anunciante deseja conquistar reconhecimento ou credibilidade da marca, portanto ao segmentar sua campanha tome cuidado para não diminuir muito o alcance de público. Se o objetivo for conversões diretas, estamos falando de quantidade, mas sem perder a qualidade, ou seja o ideal é segmentar ao máximo sua campanha. Confira um exemplo na prática:

Anúncio:

  • Sapatos femininos

Objetivo 1:

  • Branding

Segmentação:

  • Mulheres de 25 – 30 anos
  • Interesse em moda

Objetivo 2:

  • Conversão

Segmentação:

  • Mulheres de 25 – 30 anos
  • Classe A/B
  • Interesse em moda
  • Intenção de compra em sapatos e roupas femininas
  • Clusters: Exploradores, Seguidores e Ostentação

2. Definindo o público-alvo e canais para anunciar

Para definir quem você quer impactar, é preciso entender mais do que o objetivo da campanha.  Procure entender o mercado, as diferenças regionais do público, características do produto/serviço e posicionamento dos concorrentes, isso te auxiliará a definir para quem esse produto é mais indicado e como este público se comporta. Qual sua faixa etária? Classe social? Quantas vezes ao mês faz compras? Quanto gasta online? Informações como essas são importantes para derrubar os “achismos”.

Um planejamento de mídia que tem como base apenas o ranking de audiência dos portais, blogs ou sites em que você deseja anunciar pode não ser tão eficiente como parece. Isso por que é necessário entender o nível de afinidade que as pessoas têm com os sites escolhidos. Será que o público é fiel? ou será que acessou uma vez e nunca mais voltou? Será que ele acessa sites parecidos?

Para ajudar agências e anunciantes a entender melhor o nível de afinidade do público-alvo têm com determinados sites, a Navegg disponibiliza no Media Monitor – ferramenta de planejamento de mídia – um indicador de afinidade que mostra a concentração de usuários com as características que você selecionou em determinados sites. Isso te auxiliará a definir se aquele é um bom espaço para veicular sua campanha. Quanto maior a afinidade, mais chances existem do público-alvo se interessar pelo anúncio que você está promovendo e, então, clicar.

3. Utilize a segmentação a seu favor para aumentar o CTR

Não cansamos de reforçar o quanto a segmentação é importante para otimizar o ROI das campanhas. Lembre-se: segmente de acordo com o objetivo da campanha. Muitas vezes, ao restringir demais o público, as agências se deparam com uma entrega muito baixa, ou seja, o volume de pessoas é pequeno demais e a campanha não tem o resultado esperado. Resolver este problema é simples, por meio da técnica de lookalike o que significa algo como “parecido” em português.

Encontrar o público que mais converte no site do seu cliente e anunciar em outros sites para perfis com características semelhantes. Assim, é possível aumentar o alcance da campanha e manter a qualidade do target ao mesmo tempo.

Além disso, você também pode utilizar a técnica de clusterização para impactar grupos de pessoas que tenha as mesmas características de comportamento e motivações de compra. Confira aqui a metodologia de comportamento do consumidor online e como aplicá-los em suas campanhas para aumentar o CTR.

4. Retargeting: como ser eficiente sem ser “chato”

Quem nunca passou pela situação: entra em uma loja online, vê alguns produtos e minutos depois, ao acessar outro site, recebe anúncios com aquele produto que estava pesquisando. Até aqui tudo bem. O problema é quando o retargeting se estende por dias, semanas ou até mesmo aparece quando você já comprou o produto.

Faça testes

Para usar o retargeting de uma forma mais confortável para o público-alvo, faça testes com várias peças e usando diferentes abordagens. Você pode, por exemplo, veicular banners que mostrem somente sua marca e mais tarde utilizar produtos similares aos que a pessoa buscou em sua página. Analise então qual das peças apresentou melhor desempenho. Você também deve testar o período de veiculação dessas campanhas. Verifique até quando é interessante mostrar aqueles anúncios ao seu público e se ele está se interessando nas primeiras vezes em que tem contato ou somente depois de muitas visualizações da campanha. Estes dados serão de extrema importância para determinar o melhor tipo de estratégia a ser seguida.

5. Determine a melhor abordagem para os visitantes recorrentes

Depois de testar, já será possível determinar qual estratégia está funcionando melhor. Mas ainda é preciso definir o tipo de discurso a ser levado aos diferentes públicos. Para realizar esta tarefa, deve-se especificar um tipo de mensagem para cada ação ocorrida no site. Por exemplo, no caso de uma pessoa que está pesquisando sobre diferentes produtos e nunca comprou, você deve ter uma abordagem mais racional e para a pessoa que já comprou várias vezes, mais emocional. Desta forma você garante que não estará interferindo negativamente na navegação das pessoas e sim entregando anúncios coerentes com suas últimas ações.

Leia também

As intenções de compra e as pesquisas do consumidor às vésperas do Natal.

Com a proximidade do Natal, os consumidores começam a realizar suas pesquisas e suas compras para a data.

Data-driven and daring: as 8 marcas mais ousadas

Conheça o que as 8 marcas mais ousadas fazem para desenvolver excelentes estratégias de marketing e não deixar seus clientes escaparem.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.