Metodología - EveryBuyer BR

Encontre o público ideal dentro de cada indústria

A Navegg dividiu o mercado em 13 indústrias e descobriu três diferentes
perfis em cada uma delas.

consumo

Foco no consumo

O foco é em mostrar o comportamento de consumo da audiência em cada uma das 13 indústrias do mercado e os perfis presentes em cada uma delas.

1. Indústria de Serviços Financeiros

Engloba todos aqueles usuários que tenham perfil ou estejam dispostos a adquirir produtos ou serviços financeiros, tais como seguros, planos de investimento, pacotes de serviço, cartões, empréstimos, entre outros. Exemplos de anunciantes: Bancos, Financeiras, Corretoras de valores.

Tendem à compra impulsiva, raramente voltam de um passeio sem uma sacola, pois o ato de comprar lhes traz prazer. Compram para si, para a família, para amigos e até mesmo para meros conhecidos. Quando endividados, buscam empréstimos e financiamentos para retomar o poder de consumo. Adoram tudo que lhes proporciona facilidade na hora de comprar.

São organizados, controlados e disciplinados. Estão sempre dentro do orçamento e sabem exatamente como priorizar os gastos. Preferem economizar a parcelar, por isso, investem em consórcios, previdências privadas, poupanças e investimentos de baixo risco. Para eles, é essencial saber todos os detalhes de uma transação financeira. Normalmente, têm empregos estáveis e metas claras para as próximas etapas da vida.

Gostam de exclusividade e serviços personalizados aliados à comodidade que a tecnologia oferece. Têm alto poder de consumo e são mais ousados em relação aos gastos e aos investimentos. Limites especiais de crédito e cobertura internacional são vantagens essenciais, enquanto a experiência de relacionamento pode ser o diferencial decisivo na hora de uma contratação.

servicos_financeiros

2. Indústria de Esportes

Representada pelos internautas que têm intenção de compra ou desejam adquirir produtos ou serviços esportivos. Sejam aqueles que praticam alguma atividade ou apenas apreciadores. Exemplos de anunciantes: clubes de futebol, grandes marcas esportivas, lojas de artigos esportivos.

Representados pelas pessoas que são fãs de um clube, liga ou organização esportiva e, por isso, tendem a consumir todos os produtos e serviços relacionados a essa entidade. Podem fazer parte de alguma organização que lhes traga benefícios relacionados a jogos e eventos esportivos. São apaixonados, tendem a colecionar e agir com emoção na hora de comprar, muitas vezes ultrapassando sua condição financeira.

Pessoas que têm um estilo de vida totalmente voltado ao bem estar físico. Preocupam-se com a qualidade e a quantidade dos alimentos que consomem. Investem tempo e dinheiro em atividades e produtos de alta performance e costumam frequentar centro de estética regularmente. Normalmente, praticam uma atividade física regularmente, mas estão sempre abertos a tudo aquilo que lhes prometer mais saúde ou condicionamento físico.

As pessoas que pertencem a esse grupo levam uma vida comum mas gostam de praticar algum tipo de atividade física como hobby ou lazer. Seu perfil está associado à coletividade, tais como a pelada dos amigos no final de semana, uma caminhada em grupo ou mesmo um piquenique na praia. Sua compra está relacionada à necessidade imediata e, por isso, não são criteriosos em relação à qualidade ou ao preço na hora de escolher os artigos.

esportes

3. Indústria de Moda e Beleza

Nessa indústria estão todos aqueles que estão ligados às tendências ou que consomem artigos de moda e beleza, tais como: roupas, calçados, acessórios, cosméticos, perfumaria, serviços de estética e salões de beleza. Exemplos de anunciantes: marcas de cosméticos e grandes redes de vestuário.

Esse grupo é formado pelos visionários da moda, aqueles que seguem tendências e celebridades internacionais. Tendem ao requinte e à inovação e são os responsáveis por testar e aprovar as novidades do mundo da moda. A compra está ligada a uma sensação de exclusividade e poder. Como normalmente têm um alto poder de consumo, acabam pagando muito mais pelo benefício de estarem à frente.

Representado por pessoas que estão sempre conectadas à moda e às tendências. Prezam pela imagem acima de tudo e dão muito valor a sofisticação e a aparência daquilo que desejam. Normalmente estão preocupados com reputação e luxo daquilo que escolhem para si e, por isso, tendem ao consumismo.

Aqui estão as pessoas ligadas à facilidade de crédito. Bons preços e descontos têm grande influência em sua decisão. São fiéis às lojas em que consomem, pois se tornam dependentes dos benefícios de relacionamento. Como geralmente buscam por produtos básicos, a moda não tem tanto peso em suas decisões.

moda

4. Indústria de Veículos

Usuários que tem intenção de compra ou afinidade com veículos e marcas de carros, motos e utilitários, seja em sua primeira aquisição ou próximo a um momento de troca. Exemplos de anunciantes: montadoras, concessionárias e grandes revendedoras.

Representados, em sua maioria, por homens da classe A. Nesse cluster, estão aqueles que são fiéis às marcas e podem pagar por versões mais luxuosas dos veículos que desejam. Entre os fatores decisivos estão o conforto e o status que o modelo proporciona. Aqueles que optam pelos usados, normalmente, se julgam especialistas ou são saudosistas.

Público formado, principalmente, por jovens e casais recém-casados. Aqui estão as pessoas que prezam pelo custo-benefício em suas compras e que gostam de carros práticos, pois irão utilizá-los no dia a dia e para pequenas viagens. O design e a modernidade são quesitos importantes na decisão.

Composto por pessoas que não têm preferência por marcas, pois prezam por preços baixos, financiamentos a longo prazo, consórcios e ofertas sazonais. Buscam por carros de saída e compactos usados. Aqui também estão os interessados em motos e utilitários.

veiculos

5. Indústria de Casa e Construção

Usuários que estão passando por um momento de mudança, reforma ou decorando a casa. Também conta com os praticantes da bricolagem de final de semana. Exemplos de anunciantes: lojas de móveis e decoração, lojas de materiais de construção e escritórios de arquitetura.

As pessoas presentes nesse grupo sempre estão realizando pequenas construções ou fazendo reformas, por isso, tendem a comprar pouco e com frequência. Compram ferramentas, produtos multifunções e tudo que possa ajudar a transformar a atividade numa nova experiência. São formadores de opinião, pois entendem sobre as características e repetem os mesmo processos diversas vezes.

Pessoas sofisticadas, que trocam a decoração de sua casa de acordo com as tendências. Fazem questão de comprar produtos mais caros, exclusivos e sob medida. Buscam a orientação de decoradores e arquitetos, são antenados, gostam de inovação e exclusividade. Dão mais valor à arte e ao estilo do que às funcionalidades.

Grupo composto por pessoas que estão em período de mudança e precisam adquirir vários produtos ao mesmo tempo. Por isso, facilidade de crédito e entrega rápida são fatores que têm grande influência na compra. Tendem a consumir produtos prontos e de linha de entrada. São pessoas que, provavelmente, comprarão diferentes artigos por vários meses seguidos.

construcao

6. Indústria de Eletrônicos e Eletrodomésticos

Neste grupo estão os usuários em fase de compra de equipamentos domésticos ou eletrônicos, seja por necessidade, luxo ou desejo de inovação. Exemplos de anunciantes: marcas de eletrônicos, marcas de eletrodomésticos, redes de eletros.

Formado pelas pessoas que optam pela inovação, mesmo que o único diferencial seja o design. A renovação é uma constante em suas vidas, pois sempre que possível trocam seus artigos por modelos atualizados. Como, normalmente, têm um alto poder aquisitivo, tendem a comprar produtos de alto padrão e de marcas renomadas.

Essas pessoas estão numa fase que exige a aquisição de diversos produtos simultaneamente e, por isso, optam por combos ou artigos econômicos. Como precisam montar todo o enxoval de uma só vez, prezam por facilidade de crédito e buscam comprar somente o essencial, por exemplo, TV, geladeira e fogão.

Tendem a ser impulsivos e motivados por promoções. Essas pessoas, muitas vezes, compram mesmo sem precisar do item, pois levam em consideração a oportunidade. Formado, em sua maioria, pela classe C, esse grupo prefere esperar um produto entrar em promoção, mesmo que seja uma necessidade urgente. O fator emocional tem influência direta na decisão de compra.

eletronicos

7. Indústria Imobiliária

Usuários que estão no momento de compra ou locação de imóvel, seja a primeira residência ou para investimento. Aqui, estão presentes as principais classes sociais e estilos de vida. Exemplos de anunciantes: construtoras, incorporadoras e consórcios.

Composto por pessoas que têm preferência por imóveis em condomínios de luxo ou condomínios-clube. Esse grupo tem condições financeiras compatíveis e prefere apartamentos e casas com mais de três quartos. A compra é, geralmente, planejada ao longo dos anos e acompanha um momento de transição da vida, seja alteração do padrão ou aumento da família e compra.

Esse público é composto por pessoas com profissões modernas e/ou oriundos de famílias financeiramente estruturadas. Eles têm preferência por imóveis modernos, bem localizados e que tenham instalações coletivas como lavanderia, academia e espaço gourmet. Normalmente, são imóveis menores ou individuais e condomínios mistos do tipo home business.

Grupo formado, em sua maioria, por chefes de família e, por isso, prezam por segurança e tendem a comprar para satisfazer as necessidades da família. Essas pessoas trabalham muito e têm poder de consumo médio/baixo, portanto, aceitam morar mais longe para ter conforto. Normalmente, estão buscando comprar seu primeiro imóvel próprio para sair do aluguel.

imobiliario

8. Indústria de Comida e Bebida

Composto por usuários que orientam seus hábitos alimentares de acordo com o estilo de vida. Aqui estão desde aqueles que buscam por uma alimentação saudável até os adeptos do fast food. Exemplos de anunciantes: marcas de alimentos, bebidas, redes de fast food e restaurantes.

Formado, principalmente, por jovens ou solteiros que vivem em grandes centros e têm a rotina agitada. Normalmente, fazem parte da classe B/C e buscam por produtos práticos e com preço acessível. Não têm preocupação constante com a saúde e tendem a ser imediatistas, colocando a conveniência acima do bem-estar.

Este grupo é composto, principalmente, por mulheres donas de casa ou jovens casais. Essas pessoas dão valor para tudo que é ligado a casa, a eletrodomésticos e a produtos de higiene e limpeza, além de prezar pelo custo-benefício. Têm uma forte ligação com eventos sociais, seja família ou amigos, portanto, consomem em grandes quantidades.

Formado, principalmente, por mulheres e homens que praticam atividades físicas regularmente. Dedicam-se a manter uma boa alimentação e buscam por ajuda profissional, seja personal trainer, nutricionista ou, até mesmo, informações confiáveis na internet. Como leem muito sobre o assunto, são formadores de opinião e têm poder aquisitivo para manter esse estilo de vida.

comida_bebida

9. Indústria de Viagem e Turismo

Essa indústria é composta por todos os usuários que têm interesse em viajar, seja um passeio curto ou viagens longas. As pessoas desse cluster consomem passagens, hotéis, pacotes completos, passeios e afins. Exemplos de anunciantes: companhias aéreas, redes de hotéis, agências de turismo.

A maior parte deste público é de adolescentes em idade estudantil e jovens aventureiros que ainda não têm carreira estabilizada. Normalmente, dependem de patrocínio da família ou realizam trabalhos temporários para pagar por suas viagens. São pessoas interessadas em cultura e educação.

Essas pessoas prezam pela segurança e pela praticidade principalmente porque não têm experiência no tema. Buscam bons preços e a possibilidade de conhecer lugares e pessoas sem sair do orçamento. São planejados e costumam tirar férias curtas fora de época mas é a oferta que define seu destino.

Esse grupo é formado por pessoas da classe A/B, que são mais exigentes na hora de escolher os itens de viagem. Geralmente os solteiros e os casais sem filhos estão entre os principais integrantes desse cluster. Viajam por curtos períodos de tempo mas com frequência e vão além do tradicional passeio turístico oferecido pelo local. Buscam por cultura e entretenimento diferenciado.

viagem_turismo

10. Indústria de Entretenimento

Usuários que consomem serviços e produtos ligados ao entretenimento, sejam motivados pela diversão ou pela busca por cultura. Aqui estão contemplados os públicos de todas as idades. Exemplos de anunciantes: marcas de bebidas alcoólicas, shows, eventos de grande porte, games e jogos.

São intelectuais e muito ligados à arte, portanto, frequentam assiduamente cinemas, museus, galerias e exposições. Também gostam de experimentar restaurantes exóticos e de comprar produtos importados. Para eles, a experiência está acima do status e têm prazer em compartilhar suas descobertas e hábitos.

Este grupo é formado, principalmente, por jovens, solteiros e recém-separados de até 40 anos. Essas pessoas gostam de estar em grupo, são comunicativas, entusiasmadas e podem ser representadas pelos arquétipos do lado social. Normalmente, são muito ligados ao status dos produtos e serviços que consomem, pois acreditam que eles os definem.

Aficionados por tecnologia, inovação e evolução, as pessoas desse grupo investem em produtos e serviços digitais. Tais como aplicativos, serviços de streaming (música e filmes) e gadgets. São visionários, earlyadopters e trocam todos os serviços tradicionais por opções digitais. Nos grandes centros, essas pessoas adotam o comportamento por tendência e nos pequenos por necessidade.

entretenimento

11. Indústria de Carreira e Educação

Composto por usuários que desejam desenvolver sua carreira acadêmica e/ou profissional por meio de cursos de idioma, graduações, especializações, extensões, mestrados e afins. Exemplos de anunciantes: faculdades e universidades, cursos de idiomas, cursos pré-vestibular.

Formado por jovens em idade entre 16 e 24 anos que, em sua maioria, não trabalham e dependem de ajuda financeira da família. Consomem tanto conteúdo virtual quanto físico em grande volume. Não tem restrição de compra, desde que seja algo que lhes ajude nos estudos. Por terem pouco tempo disponível, seus hábitos gerais de consumo são voltados para a praticidade e conveniência.

Composto principalmente por jovens que buscam ascensão profissional, normalmente, são solteiros e independentes financeiramente. São pessoas que, em sua maioria, trabalham ou almejam trabalhar em grandes empresas que exigem um bom currículo acadêmico. Eles têm uma vida planejada e equilibrada, consomem produtos inovadores e serviços de aventura.

Pessoas que buscam por praticidade e especialização em temas específicos pois desejam aprimorar seu conhecimento ou mudar de carreira. Normalmente, são solteiros, pertencentes à classe C/D e não têm dependentes. Trabalham muito e a possibilidade de fazer o curso online somada a facilidade de parcelamento é um grande atrativo.

educacao

12. Indústria de Tecnologia

Essa indústria é composta por usuários que consomem tecnologia com frequência e/ou em grande quantidade, seja para fins pessoais ou por necessidade corporativa. Exemplos de anunciantes: marcas de tecnologia, assistência técnica, lojas de acessórios e periféricos.

Representados pelos jovens que assumem riscos e buscam ser especialistas em tudo que há de novo. Sua condição financeira permite que consumam produtos e serviços ainda não consolidados e, consequentemente, bastante caros. O consumo está ligado a satisfação pessoal de desbravamento e pioneirismo.

O consumo desse grupo está fortemente ligado ao status, pois o simples fato de possuir um artigo está acima de sua utilidade. Tendem a ser emotivos aos apelos publicitários e influências sociais. São antenados em lançamentos e tendências e, como consumidores compulsivos, estão suscetíveis às facilidades de crédito e promoções.

Qualidade e segurança são fatores decisivos para esse perfil na hora de escolher um produto. Suas aquisições têm caráter de investimento, são racionais e dificilmente são seduzidos por lançamentos e promoções. São fiéis às marcas clássicas pela credibilidade que passam e levam sua experiência corporativa para suas compras pessoais.

tecnologia

13. Indústria de Telecomunicações

Essa indústria é composta por usuários que consomem produtos e serviços de telefonia, internet e TV, sejam eles analógicos ou digitais. Exemplo de Anunciantes: operadoras de telefonia, empresas de TV por assinatura, operadoras de internet.

Formado por pessoas que estão em fase de transição, seja mudança de residência, casamento, categoria social ou grande transformação profissional. Credibilidade e indicação são fatores que influenciam a escolha, além da necessidade de agilidade na prestação de serviço.

Esse grupo é composto por pessoas práticas, que pagam mais para ter mais comodidade. Como são muito ligados à família, suas aquisições têm o objetivo de beneficiar a todos e, por isso, os pacotes e combos são seus favoritos. Eles também pagam por serviços digitais, pois reconhecem o custo-benefício que eles lhes trazem.

Representado pela classe C, em geral, a aquisição de produtos e serviços digitais não está entre suas prioridades, pois o orçamento familiar é apertado. O preço é o principal fator na hora da decisão, portanto, preferem planos básicos e não se importam se for necessário abrir mão de alguns itens para reduzir o valor.

telecomunicacoes